São Paulo – Um novo malware dedicado para sistema Android e batizado de “Bill Shocker” foi descoberto na China, após infectar mais de 620 mil usuários.
A ameaça é capaz de enviar spam por meio de mensagens de texto a partir do dispositivo infectado, permitindo também controle remoto dos criminosos, que obtêm acesso a informações pessoais e podem até mesmo atualizar o malware no aparelho liberando assim mais funcionalidades
Segundo a empresa de segurança NQ Mobile, o malware é disponibilizado como um kit pelos cibercriminosos, permitindo que muitos aplicativos populares na China sejam infectados e alterados.
Assim, as versões infectadas desses apps são distribuídas por lojas online falsas ou páginas de download duvidosas.
Após instalar os aplicativos falsos, o malware “Bill Shocker” é instalado no dispositivo e roda em segundo plano. A partir de então os criminosos podem controlar o aparelho remotamente e enviar mensagens SMS de spam para gerar receita.
A NQ Mobile já emitiu um alerta para os usuários chineses e sugere que baixem apenas aplicativos a partir de canais oficiais ou da loja Google Play. Embora 620 mil seja um número alto, este represente apenas 0,25% dos usuários totais de Android na China.