Um usuário do fórum americano de videogames NeoGAF, identificado pelo apelido gofreak, encontrou uma patente registrada pela Sony do Japão, detalhando uma tecnologia que impediria a utilização de jogos usados em seus aparelhos. Presume-se que a novidade poderia ser incorporada ao PlayStation 4, mas ainda é cedo para tirar conclusões.
A tecnologia mostrada na patente funciona de forma semelhante à NFC, Near Field Communication. Ela permite que o disco comunique-se com o aparelho ao ser executado, apenas pela proximidade de ambas as partes. Uma vez conectados, é possível atrelar ao disco uma conta para que ele só funcione para aquela pessoa ou console, impossibilitando a revenda.
A documentação da patente afirma explicitamente o objetivo dessa proteção: impedir a venda de jogos usados. Há muito tempo este mercado vem se envolvendo em polêmica, pois as lojas ficam com todo o lucro gerado na revenda de títulos usados, enquanto os desenvolvedores defendem que deveriam receber uma porcentagem desse valor.
Segundo o documento, a nova tecnologia é uma alternativa superior aos atuais Online Pass, pois “quando o aparelho não está conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado”, e também mais seguro do que senhas: “Usuários podem comunicar senhas entre eles e assim a venda de usados não pode ser eliminada”.
Outros usos também são mencionados, como controle de periféricos e até outras mídias, como música. A patente não chega a falar sobre em qual plataforma ela poderia ser usada, mas seria improvável que fosse aplicada em um console já em produção, como o PlayStation 3. A Sony não chegou a comentar o ocorrido.
Muitos jogos já foram anunciados para 2013, como GTA 5, Gears of War: Judgment, Dead Space 3 e o novo Tomb Raider, mas muitas novidades ainda não foram reveladas. Com a certeza de que seremos surpreendidos, confira a lista que montamos com prováveis lançamentos para o ano que vem.
O Wii U ganhará certamente um novo Zelda, mas quando? (Foto: Reprodução / Wii U Daily)
Fallout 4
A saga de RPG pós-apocalíptico já rendeu dois excelentes títulos para esta geração – Fallout 3e Fallout: New Vegas –, e poderia revisitar este mundo arrasado mais uma vez, oferecendo novos recursos de jogabilidade.
Veículos com combustível escasso, mais elementos de sobrevivência (como caça) e um aumento geral na inteligência artificial dos seus companheiros são elementos que gostariamos de encontrar no futuro título da franquia. Além disso, é claro, pode também ser lançado com menos bugs…
O mundo pós-nuclear de Fallout merece novas edições (Foto: Divulgação)
Guitar Hero 7 / Rock Band 4
O gênero de games musicais e de ritmo mudou. Os jogos de banda com réplicas de instrumentos foram aos poucos substituidos pelos jogos de dança, como Just Dance, Dance Central e Michael Jackson: The Experience.
Mesmo os jogos recentes, com suporte a guitarras de verdade (como o ótimo Rocksmith), não foram grandes sucessos comerciais. Está na hora de reunir os amigos da banda novamente, para o bis. Afinal, quantos gamers ainda possuem uma guitarra de plástico - compatível com os títulos - que está empoeirando na pratelria?
O rock não morreu. Guitar Hero também não deveria morrer. (Foto: Divulgação)
Alan Wake 2
Misturando elementos de ação, survival horror e antigos programas de mistério da TV, Alan Wake foi uma grande surpresa entre os exclusivos para o Xbox 360. Desenvolvido pela Remedy de Max Payne 1 e 2, o jogo é um thriller psicológico único no gênero, que coloca o jogador em uma amarrada trama de suspense, com muita exploração e reviravoltas.
Quando todos achavam que teriam um jogo novo, a produtora lançou a limitada expansão Alan Wake's American Nightmare, que acabou deixando um gosto de "quero mais" nos fãs da série. Não há nada exatamente como Alan Wake, e está na hora de termos mais, por favor!
A narrativa de Alan Wake é uma rara experiência nos games (Foto: Divulgação)
Jogo de esporte com Super Mario
Com dois consoles no mercado, um convencional e um portátil, Super Mario tem dois palcos para suas aventuras esportivas, enquanto não salva Peach novamente. Mario Kart 7 e Mario Tennis Open fizeram sucesso no 3DS este ano, e certamente teremos mais em breve.
As duas franquias devem demorar a aparecer no Wii U, mas até lá, devemos ter um novo Mario Golf, Mario Strikers (de futebol) ou Mario Sluggers (de baseball) em 2013. E quem sabe a Nintendo não surpreende a todos com uma nova modalidade, como futebol? Fifa e PES que se cuidem!
Jogos de esporte com Super Mario são garantia de diversão (Foto: Divulgação)
Novo Sonic the Hedgehog
Ao longo dos últimos anos, a Sega parece ter reaprendido a fazer bons jogos para o seu mascote mais famoso. Sonic Rush, Sonic Colors e Sonic Generations alegraram os carentes fãs do porco-espinho velocista.
E, com o perdão do trocadilho, basta manter o ritmo, com fases mirabolantes e muita velocidade. A Sega provou que sabe como fazer, sem precisar recorrer a ideias arbitrárias como o terrível “lobisporco” de Sonic Unleashed. Quem sabe 2013 ela não nos surpreende positivamente?
A Sega equilibrou o moderno e o clássico em Sonic Generations (Foto: Divulgação)
Tekken x Street Fighter
A contrapartida de Street Fighter x Tekken, desta vez produzida pela Namco, vai ter a jogabilidade com movimentação lateral de Tekken, contra os exagerados especiais de Street Fighter. Não se sabe exatamente como isto dará certo, já que (teoricamente) bastará dar um passo para o lado para escapar de um hadouken.
A Namco garante que polêmicas como “DLC no disco” estão descartadas, mas será a empresa capaz de criar um jogo coeso, misturando mecânicas tão diferentes? Só o tempo dirá.
Street Fighter x Tekken deu certo. Mas e o seu game "oposto"? (Foto: Divulgação)
Novo Zelda para 3DS / Wii U
Ocarina of Time foi um dos jogos mais aguardados para o primeiro ano do 3DS, e uma demonstração da tecnologia do Wii U usou uma bela cena de ação baseada em Zelda. A Nintendo já admitiu que está trabalhando em jogos novos da série, mas para qual console? Há boatos que remakes de A Link to the Past e Majora’s Mask foram considerados para o 3DS. Assim, ganhará o Wii U um jogo inédito em breve? Vamos torcer.
O novo Zelda deve ser totalmente diferente de Skyward Sword (Foto: Divulgação)
Batman: Arkham…???
Falando em boatos, quase nada se sabe sobre o futuro da série que começou com Batman: Arkham Asylum em 2009. Rumores apontam para um prelúdio inspirado na Era de Prata dos quadrinhos, situado anos antes dos eventos do primeiro jogo, e que mostraria o primeiro encontro do Batman com o Coringa, e a formação da Liga da Justiça.
Por outro lado, há quem afirme que o jogo será uma sequência direta, chamada “Arkham World” com a cidade inteira para explorar, e até dirigindo o batmóvel ou pilotando uma batnave. Sonho possível ou algo muito absurdo?
O que a Rocksteady reserva para Batman e Coringa? (Foto: Divulgação)
O que a Retro Studios está fazendo
Após o sucesso da trilogia Metroid Prime, de Donkey Kong Country Returns, e de colaborar com a Nintendo em Mario Kart 7, no que a Retro Studios está trabalhando? Certamente será algo épico, e provavelmente anunciado em breve, como na próxima E3 2013, em junho.
Rumores sugerem um novo Star Fox, e até um crossover entre Star Fox e Metroid (!), mas as possibilidades passam por F-Zero, ou mesmo Zelda e Mario.
A Retro Studios criou sua obra-prima com a trilogia Metroid Prime. E agora? (Foto: Divulgação)
Half-Life 2: Episódio 3 / Half-Life 3